Página Inicial Histórico Notícias Objetivos Documentos Governança Licitações Fale Conosco
 
 
I° Concurso de educação fiscal
Escolas Municipais de Foz do Iguaçu são premiadas em concurso de Ed. Fiscal
A cerimônia de premiação foi realizada no dia 08 d ...
Estudo comparativo dos gastos das Câmaras Municipais
Estudo comparativo dos gastos das Câmaras Municipais
Estudo comparativo dos gastos das Câmaras Municipa ...
2014 - 2º RELATÓRIO DE ATIVIDADES OUTUBRO
OSFI presta contas a população
Evento foi marcado pela presença de um grande públ ...
 
 
2012-07-03 - 17:15
Observatório e TCE
Termo de Cooperação foi aprovado pelo Pleno na sessão desta quinta-feira. Proposta de criação do Observatófrio Social de Curitiba foi discutida ontem, dia 2
TCE capacitará integrantes de observatórios sociais no Paraná
Parceria no Controle Social
Coordenação




O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) aprovou, na sessão desta quinta-feira (28 de junho), a assinatura de um termo de cooperação técnica do órgão de controle externo com o Observatório Social do Brasil (OSB). Por meio da parceria, será elaborado um programa de capacitação de voluntários que atuam na fiscalização de ações e políticas públicas em todo o Paraná.

Também será criado um canal direto de comunicação para a troca de informações, a realização de consultas técnicas e o envio de denúncias ao Tribunal. Na avaliação do presidente do TCE, conselheiro Fernando Guimarães, a parceria – viabilizada por meio da Gerência de Relações Interinstitucionais do Tribunal – busca o fortalecimento do controle social sobre o gasto público, essencial à consolidação da democracia.

Uma das atuais iniciativas do OSB é a criação do Observatório Social de Curitiba. A propostafoi discutida nesta segunda-feira (2 de julho), às 19 horas, na sede do Conselho Regional de Contabilidade (Rua XV de Novembro, 2.987, Alto da XV).

Apartidários, os observatórios sociais são espaços para o exercício da cidadania, na medida em que contribuem para a melhoria da gestão pública. O Paraná é exemplo nacional neste campo. Concentra quase a metade dos 60 observatórios sociais do País, distribuídos em 11 Estados. A ação desses organismos, que reúnem mais de mil voluntários, possibilitou uma economia de aproximadamente R$ 100 milhões nas compras públicas em 2011.

O OSB é uma entidade sediada em Curitiba (Rua Heitor Stockler de França, 356, Centro Cívico). Telefone: (41) 3307-7058. E-mail: osb@osbrasil.org.br.



 

Tags da Matéria: