Página Inicial Histórico Notícias Objetivos Documentos Governança Licitações Fale Conosco
 
 
I° Concurso de educação fiscal
Escolas Municipais de Foz do Iguaçu são premiadas em concurso de Ed. Fiscal
A cerimônia de premiação foi realizada no dia 08 d ...
Estudo comparativo dos gastos das Câmaras Municipais
Estudo comparativo dos gastos das Câmaras Municipais
Estudo comparativo dos gastos das Câmaras Municipa ...
2014 - 2º RELATÓRIO DE ATIVIDADES OUTUBRO
OSFI presta contas a população
Evento foi marcado pela presença de um grande públ ...
 
 
2013-10-28 - 11:08
Semeando a Educação Fiscal
Feirão do Imposto
PROJETO | SEMEANDO A EDUCAÇÃO FISCAL
Conscientizar o cidadão em matéria de cidadania e função social dos tributos
Coordenação

 PROJETO | SEMEANDO A EDUCAÇÃO FISCAL

O Projeto Semeando a Educação Fiscal é uma iniciativa do Observatório Social de Foz do Iguaçu para conscientizar o cidadão em matéria de cidadania e função social dos tributos que faz parte da Metodologia da Rede de Observatórios Sociais do Brasil.

Neste ano, o presente projeto será aplicado do Colégio Estadual Paulo Freire, localizado no Bairro Vila C na cidade de Foz do Iguaçu – PR.

O objetivo é Ensinar as crianças sobre cidadania e impostos - uma categoria de tributos. Iniciar essa formação é importante para a futura participação na comunidade, desempenhando o papel de todo cidadão de fiscalizar os atos da administração pública. Indiretamente também, inicia-se uma conversa a respeito do tema dentro das famílias que compõe a comunidade. O propósito final é formar a comunidade para ter uma participação mais ativa na sociedade e exercer seu direito de Cidadão.

O Projeto ocorrerá nos meses de outubro e novembro do ano de 2013, composto em três etapas: Palestra sobre Educação Fiscal, Debate entre os alunos e o Feirão do Imposto que será apresentado na Feira de Ciências da Escola.
A execução do projeto se dará na seguinte forma:

1° Etapa, dia 29 de outubro (terça-feira): Palestra sobre Educação Fiscal ministrada por Patrícia Gomes de Oliveira, servidora da Receita Federal do Brasil para a Turma do 7° ano, com 55 alunos, das 09h00 às 10h00.

2° Etapa, dia 30 de outubro (quarta-feira): Debate promovido pelo Observatório com voluntários sobre assuntos de cidadania, ética, moral e impostos com os 55 alunos da Turma do 7° ano, das 09h00 às 10h00.

3° Etapa, dia 04 de novembro (segunda-feira): Aplicação do Feirão do Imposto, que é uma mostra de produtos domésticos e sua composição em impostos, será aberto para todas as turmas do colégio e a comunidade e acontecerá durante a Feira de Ciências.

As entidades envolvidas no projeto são o Observatório Social de Foz do Iguaçu e o Conselho do Jovem Empreendedor da ACIFI. O projeto é piloto, sendo de interesse ampliar sua participação aos demais Colégios na Rede de Ensino Pública no ano de 2014.

 

Tags da Matéria: