Página Inicial Histórico Notícias Objetivos Documentos Governança Licitações Fale Conosco
 
 
I° Concurso de educação fiscal
Escolas Municipais de Foz do Iguaçu são premiadas em concurso de Ed. Fiscal
A cerimônia de premiação foi realizada no dia 08 d ...
Estudo comparativo dos gastos das Câmaras Municipais
Estudo comparativo dos gastos das Câmaras Municipais
Estudo comparativo dos gastos das Câmaras Municipa ...
2014 - 2º RELATÓRIO DE ATIVIDADES OUTUBRO
OSFI presta contas a população
Evento foi marcado pela presença de um grande públ ...
 
 
2013-08-28 - 10:19
Apresentação
Rede OSB
OSFI apresenta estudo da Lei Orçamentária Anual de Foz
Encontro dos Observatórios Sociais do Estado do Paraná
Coordenação

OSFI apresenta estudo da Lei Orçamentária Anual de Foz

Encontro dos Observatórios Sociais do Estado do Paraná

Aconteceu nos dias 26 e 27 de agosto o 1º Encontro dos Observatórios Social do Estado do Paraná na cidade de Curitiba, e contou com a participação de mais de 30 OS instalados no Estado.

O evento teve como pauta a consolidação de parcerias, a capacitação, troca de experiências e divulgação de resultados dos trabalhos realizados pelas Entidades nos últimos meses.

A diretora executiva da REDE OSB, Roni Enara, abordou o crescimento da Rede OSB e a importância desses OS em firmar parcerias e procurar as instituições da sociedade civil organizada para ampliar o trabalho de controle de licitações, como a Fecomércio, Siccob, CREA e Anabb. De acordo com a diretora, quanto mais observatórios, mais empresas irão participar de licitações públicas. Segundo os dados apresentados pela diretora, cidades que não têm OS, possuem uma média de três empresas em processos licitatórios e cidades que têm OS, em média sete empresas concorrem a cada licitação.

O coordenador do OSFI, Fernando Portinho, apresentou um estudo realizado na elaboração das Leis Orçamentárias em Foz nos últimos 4 anos, mostrando as evoluções e decréscimos de investimentos nas áreas mais importantes para a cidade. O estudo teve como objetivo capacitar e instruir o cidadão para participar e debater a elaboração da LOA nas Audiências Públicas promovidas pelo Governo Municipal.

É de extrema importância que o cidadão, ao participar de uma Audiência Pública, vá com conhecimento do conteúdo do que será apresentado, facilitando assim os questionamentos e o debate para a melhor aplicação dos recursos Públicos. 


 

Tags da Matéria: