Página Inicial Histórico Notícias Objetivos Documentos Governança Licitações Fale Conosco
 
 
I° Concurso de educação fiscal
Escolas Municipais de Foz do Iguaçu são premiadas em concurso de Ed. Fiscal
A cerimônia de premiação foi realizada no dia 08 d ...
Estudo comparativo dos gastos das Câmaras Municipais
Estudo comparativo dos gastos das Câmaras Municipais
Estudo comparativo dos gastos das Câmaras Municipa ...
2014 - 2º RELATÓRIO DE ATIVIDADES OUTUBRO
OSFI presta contas a população
Evento foi marcado pela presença de um grande públ ...
 
 
2015-12-17 - 10:06
I° Concurso de educação fiscal
Escolas Municipais de Foz do Iguaçu são premiadas em concurso de Ed. Fiscal
A cerimônia de premiação foi realizada no dia 08 de dezembro na Receita Federal
osfi

 

A educação fiscal surge como proposta de ser um dos instrumentos para formação de uma sociedade crítica e participativa que promova uma nova postura perante os interesses coletivos a partir da conscientização da função socioeconômica dos tributos e do controle social. Caracteriza-se, assim, como elemento simbiótico, possibilitando a cooperação mútua entre o Estado e a sociedade.

 

O I Concurso de Educação Fiscal de Foz do Iguaçu traz como tema “Cidadania Fiscal: você na construção de um Brasil melhor para todos” e pretende estimular alunos e/ou comunidade escolar à reflexão sobre o papel da Educação Fiscal para o efetivo exercício da cidadania.

Estudantes de 11 escolas municipais de Foz do Iguaçu participaram da primeira edição, promovido pela Delegacia da Receita Federal (RF), em parceria com a Secretaria de Educação, Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (Idesf) e Observatório Social de Foz do Iguaçu (Osfi).

O concurso premia os melhores resultados de projetos que tiveram como objetivo levar conhecimentos basilares aos alunos e a comunidade escolar da Rede Municipal de Foz do Iguaçu, de forma a estimular a reflexão e o entendimento de temas que a princípio parecem "ásperos" ao cidadão comum, mas que são o alicerce para o exercício da cidadania. São eles: finanças e orçamento público, função socioeconômica dos tributos, participação e controle social, sonegação e corrupção, contrabando e descaminho, entre outros.

A disputa para escolher os melhores trabalhos foi acirrada, mas quem garantiu o primeiro lugar foi a Escola Josinete Holler com a turma coordenada pela professora Rafaela Costa.

O segundo lugar foi para Escola Augusto Werner, do professor Arthur Repelevicz  e o terceiro lugar ficou coma a Escola Eloi Lohmann, com a professora Leila Bancke.

A cerimônia de premiação foi realizada no dia 08 de dezembro na Receita Federal em Foz do Iguaçu.


 

Tags da Matéria:   ed.fiscal