Página Inicial Histórico Notícias Objetivos Documentos Governança Licitações Fale Conosco
 
 
I° Concurso de educação fiscal
Escolas Municipais de Foz do Iguaçu são premiadas em concurso de Ed. Fiscal
A cerimônia de premiação foi realizada no dia 08 d ...
Estudo comparativo dos gastos das Câmaras Municipais
Estudo comparativo dos gastos das Câmaras Municipais
Estudo comparativo dos gastos das Câmaras Municipa ...
2014 - 2º RELATÓRIO DE ATIVIDADES OUTUBRO
OSFI presta contas a população
Evento foi marcado pela presença de um grande públ ...
 
 
2013-10-29 - 14:45
Semeando a Educação Fiscal
Correta aplicação nos serviços públicos
Alunos aprenderam um pouco mais sobre a importância dos Impostos
Função Social do Tributo
Coordenação

SEMEANDO | Alunos do Col. Est. Prof. Paulo Freire aprenderam um pouco mais sobre a importância dos Impostos para a Sociedade

Na manhã desta terça-feira (29), alunos da 7º série de um Colégio localizada no Bairro Vila C Nova assistiram a Palestra “Função Social do Tributo”, ministrada pela servido da RFB Patricia Gomes, que teve como objetivo conscientizá-los da importância de se pagar os impostos.

Na ocasião foram apresentados dois exemplos de cidades, a primeira denominada como “Cada um por si” demonstrou que a cidade onde não existem pagamentos de impostos as pessoas com mais condições financeiras vivem melhor, pois possuem dinheiro para suas necessidades, e os pobres não sobrevivem, pois não possuem condições de pagar seu próprio sustento, ao Contrario do outro exemplo, a cidade denominado como “Cidadania” onde todos pagam impostos em dia e recebem como troca os benefícios dos serviços públicos, tais como escolas, hospitais e praças, alcançando assim a prestação dos serviços públicos a toda Sociedade, sem distinção de ricos ou pobres.

Outro conceito apresentado foi à importância da cidadania e da honestidade, com demonstrações de exemplos de pessoas que costumam passar os outros para trás, salientando que o “espertão”, desonesto não é bonito, e sim o honesto, aquele que pensa no próximo, esse sim vive em Sociedade.

2º Dia:
Na quarta-feira (30), os alunos participarão de um debate sobre forma de exercer a Cidadania e como controlar a aplicação dos recursos públicos oriundos dos Impostos, além disso, será elaborada uma gincana com os alunos.

Feirão do Imposto:
Na segunda-feira (4) os alunos promoverão o Feirão do Imposto na Feira de Ciências do Colégio, serão apresentados aos alunos e a comunidade em geral produtos com a discriminação dos impostos pagos em cada um deles e serão estimulados a acompanhar a correta aplicação dos recursos públicos.
 

 

Tags da Matéria: